quarta-feira, 6 de março de 2024

Semana da Leitura - Um dia um poema

 

Semana da Leitura 2024

Dia 4 de março – Segunda-feira


País: Portugal

Autor: Nuno Júdice

 

Um Amor

 

Aproximei-me de ti; e tu, pegando-me na mão,

puxaste-me para os teus olhos

transparentes como o fundo do mar para os afogados. Depois, na rua,

ainda apanhámos o crepúsculo.

As luzes acendiam-se nos autocarros; um ar

diferente inundava a cidade. Sentei-me

nos degraus do cais, em silêncio.

Lembro-me do som dos teus passos,

uma respiração apressada, ou um princípio de lágrimas,

e a tua figura luminosa atravessando a praça

até desaparecer. Ainda ali fiquei algum tempo, isto é,

o tempo suficiente para me aperceber de que, sem estares ali,

continuavas ao meu lado. E ainda hoje me acompanha

essa doente sensação que

me deixaste como amada

recordação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

"25 de Abril" SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Esta é a madrugada que eu esperava O dia inicial inteiro e limpo Onde emergimos da noite e do silêncio E livres habitamos a substância do tempo